Entenda a tecnologia usada para reconhecimento facial no controle de acesso

O reconhecimento facial é uma das tecnologias mais inovadoras e seguras dentro dos sistemas de controle de acesso residencial e empresarial. 

Hoje, a tecnologia de biometria facial é considerada também uma das mais eficientes do mercado, já que utiliza um processo de captura e análise da face do usuário para liberar acessos, o que ajuda na confirmação de identidade e evita tentativas de violação e acessos indevidos. 

Com o suporte de algoritmos, bancos de dados e softwares, a tecnologia de reconhecimento facial consegue mapear os padrões e traços do rosto de uma pessoa, salvar essas informações e usá-las nos processos de abertura de portas e portões. 

Esse tipo de solução pode ser implementado tanto em sistemas de fechaduras digitais usadas no processo de entrada e saída de usuários em empresas, prédios comerciais e residenciais quanto para a abertura de armários e portas para racks servidores e redes em data centers. 

Em todos os casos, o objetivo do reconhecimento facial é elevar o padrão de segurança dos acessos, registrar entradas e saídas com confiabilidade e reunir dados para possíveis auditorias e outros procedimentos voltados à proteção das edificações. 

Basicamente, o sistema funciona com as seguintes etapas:

  • Detecção do rosto por visão computacional;
  • Análise e identificação automática da imagem, feita a partir da geometria facial do usuário;
  • Reconhecimento e liberação de entrada.
reconhecimento facial

Por que vale a pena investir no controle de acesso facial?

O controle de acesso com reconhecimento facial é uma tecnologia versátil, que se adapta a todos os tipos de edificações. 

Por exemplo, nos edifícios residenciais, esse tipo de acesso garante mais agilidade, segurança e conveniência para os moradores, que só precisam se posicionar em frente ao leitor facial para liberar a entrada em portões e portas. 

Já nas empresas, esse modelo de controle de acesso evita o compartilhamento de chaves e cartões, registra de forma precisa a data e o horário de entrada e saída de cada colaborador e amplia consideravelmente a segurança do ambiente empresarial. 

Como o software de análise facial é preciso na confirmação da identidade do usuário, é possível impedir todo tipo de acesso indevido. Além disso, o controle de acesso facial é rápido, reforça a verificação de segurança e é eficiente. 

Outro ponto positivo deste tipo de tecnologia é que ela pode ser facilmente integrada à infraestrutura de segurança que já existe em uma edificação, tornando o projeto mais acessível e vantajoso. 

Para aderir a um sistema de reconhecimento facial, a primeira orientação é escolher um bom leitor facial, como os produtos oferecidos pela ASSA ABLOY Controle de Acesso. 

Todos os nossos leitores têm alto desempenho e alta confiabilidade. Conheça 3 modelos que podem fazer parte do seu projeto de controle de acesso: 

  1. Leitor Facial VF-3K1L

Esse leitor facial e controlador de acesso utiliza um algoritmo baseado em deep learning, além de possuir características de reconhecimento rápido e de alta precisão. 

  1. Leitor Facial VF-10K2

Além de alto desempenho e alta confiabilidade, este leitor facial suporta eficientes modos de verificação e identificação. Também utiliza algoritmo baseado em deep learning e possui reconhecimento com o uso de máscara.

  1. Leitores Faciais VF-10K1/T/HT

Essa família de leitores faciais tem modelos que suportam a medição de temperatura sem contato (testa), fazem o reconhecimento facial rapidamente e têm excelente desempenho. 

Para saber mais sobre os leitores faciais da ASSA ABLOY Controle de Acesso, faça contato com o nosso time de especificação técnica. Você pode tirar suas dúvidas e encontrar o equipamento mais adequado para o seu projeto.

Perguntas Frequentes:

Qual o melhor controle de acesso facial?
O melhor controle de acesso facial é o fornecido pela ASSA ABLOY Controle de Acesso. Os leitores faciais e controladores da marca utilizam algoritmo baseado em deep learning e fazem o reconhecimento facial rápido e preciso. 

Como funciona um controle de acesso facial?
O controle de acesso facial utiliza a biometria da face do usuário para liberar entradas e saídas em ambientes residenciais e empresariais. Um software faz a detecção do rosto por visão computacional, analisa a geometria facial e destrava a porta ou portão. 

Quais são os melhores controles de acesso faciais?
Os melhores controles de acesso faciais são os desenvolvidos pela ASSA ABLOY Controle de Acesso. Os leitores e controladores da marca têm alto desempenho e alta confiabilidade.