Entenda o impacto das soluções tecnológicas nos sistemas de controle de acesso residenciais e empresariais!
As chaves convencionais, usadas em fechaduras mecânicas, vêm sendo substituídas, aos poucos, por sistemas de controle de acesso que utilizam soluções digitais e tecnológicas, como leitores faciais e biométricos.
Essa nova realidade reflete como a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na sociedade, redefinindo diversos aspectos da nossa vida, inclusive quando o assunto é segurança pessoal e patrimonial.
Se antes as casas, comércios e empresas utilizavam travas, chaves físicas e cadeados como métodos de proteção, hoje são as fechaduras eletrônicas que marcam presença em projetos inovadores de segurança e automação.
Em geral, essas fechaduras são instaladas em conjunto com outros equipamentos, como câmeras de monitoramento de alta definição, softwares com recursos avançados, sensores de aproximação e muito mais.
Entenda como foi a evolução das fechaduras e o que você pode esperar para os próximos anos no mercado de segurança, abertura de portas e controle de acesso!
As fechaduras são dispositivos de segurança que existem desde o ano 2000 aC. Os primeiros sistemas rudimentares de controle de acesso surgiram na China e usavam um tipo de gancho como chave, permitindo que as portas fossem abertas ou fechadas pelo lado de fora.
Até chegarmos aos sistemas com reconhecimento facial, leitores biométricos e sensores de aproximação que temos atualmente, percorremos um longo caminho de evolução e desenvolvimento tecnológico.
O avanço das fechaduras modernas, como aquelas abertas com cartões magnéticos de proximidade, tem uma relação direta com a indústria hoteleira. Já na década de 1960, os hotéis começaram a implementar este novo sistema para abertura de portas, o que resultou em um importante reforço de segurança para os hóspedes.
Já nas décadas de 70 e 80, as fechaduras eletrônicas começaram a ganhar popularidade e passaram a oferecer tecnologias mais sofisticadas e com métodos avançados de identificação, como os scanners de impressão digital.
Hoje, esse tipo de tecnologia é prevalente em vários locais que exigem segurança reforçada, como empresas, escritórios, prédios comerciais e residenciais, hospitais, data centers e muitos outros ambientes.
Existem fechaduras que possuem sistemas avançados de reconhecimento facial, leitura de retina, impressão digital e outros marcadores biológicos únicos que garantem a identificação precisa e o reconhecimento assertivo de usuários.
Usado em diversos ambientes, o leitor de reconhecimento facial funciona como uma fechadura de alta segurança que usa um algoritmo baseado em deep learning.
Com tecnologia de ponta, essa fechadura consegue identificar e autenticar características que existem no rosto de cada pessoa, a fim de assegurar que cada usuário liberado esteja devidamente cadastrado em uma base de dados.
Na prática, diversas etapas fazem parte o reconhecimento facial, como, por exemplo, a aquisição da imagem por uma câmera, a detecção do rosto, a extração das características, o armazenamento, a comparação e a liberação do acesso.
Alguns processos acontecem em segundos, com um nível de precisão e exatidão muito elevado. Essa é a função dos Leitores Faciais VF-10K1/T/HT, da ASSA ABLOY Controle de Acesso, que têm um sistema de medição estável e suportam a realização de checagem de temperatura sem contato.
Além de segurança, os leitores trazem muito mais praticidade para o dia a dia, já que os usuários não precisam ficar carregando chaves para liberar o acesso e não existe o risco de perda ou compartilhamento de senhas com pessoas não autorizadas.
A tecnologia usada no processo de evolução da fechadura também foi aplicada na construção de leitores biométricos, amplamente usados para liberar catracas, portões e portas.
Os leitores biométricos identificam as características da biometria de cada pessoa através da criação de um template, que é uma representação matemática das características únicas das impressões digitais.
Com isso, o nível de segurança para controle de acesso fica muito maior, já que somente uma pessoa com a digital devidamente cadastrada é capaz de acionar e liberar a fechadura.
Essa tecnologia ainda permite rastrear todo o acesso, com a verificação de horários de entrada e saída, calculando o tempo de permanência no local.
Alguns modelos de leitores biométricos também podem usar dois fatores, como biometria + cartão ou senha numérica, oferecendo uma redundância importante para o sistema de segurança e para os usuários.
Os leitores biométricos da ASSA ABLOY Controle de Acesso são eficientes e rápidos na leitura, podem ser integrados a sistemas já existentes, têm uma montagem prática e adaptável, entre outros diferenciais.
Muitas empresas e condomínios estão apostando na instalação de leitores de cartão de proximidade. Esse sistema de controle de acesso é eficiente, prático e tem um ótimo custo x benefício, atendendo às expectativas de diversos ambientes, como empresas, escolas, clubes e faculdades.
Para ter acesso, basta aproximar o cartão ao leitor. O equipamento também oferece rastreabilidade e o cartão é fácil de levar e muito prático.
Os leitores de cartão da ASSA ABLOY Controle de Acesso são muito precisos, possuem design moderno e discreto, interface Wiegand, LED bicolor e muitos outros diferenciais.
Viu como a tecnologia revolucionou os equipamentos de controle de acesso e segurança? Para conhecer todos os nossos produtos, entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente!
A fechadura para controle de acesso deve ser obtida após uma verificação das suas necessidades. Avalie se o local precisa de uma fechadura digital ou convencional, para tráfego intenso, moderado ou leve, além do nível de segurança adequado. As fechaduras digitais da ASSA ABLOY Controle de Acesso são tecnológicas, seguras e inovadoras.
O melhor sistema de controle de acesso é o da ASSA ABLOY, que apresenta tecnologia de última geração, com software, sensores, leitor facial, leitor biométrico, leitor de cartão de proximidade, entre outros componentes que reconhecem características únicas de cada pessoa que está acessando o local.
Os melhores produtos para controle de acesso são a fechadura de alta segurança, o leitor de reconhecimento facial e o leitor biométrico, assim como o leitor de cartão por proximidade. Esses equipamentos impedem ou dificultam o compartilhamento de senhas entre os usuários e reforçam a segurança.